Nossa História

Pelo pedido do capítulo Provincial de 18 de junho de 1945, o Reverendíssimo Padre Provincial, Frei

Daniel Lutz, OFMConv., acompanhado por Pe. Cirilo Orendac, OFMConv., viveram no Brasil. Chegaram,

ao Rio de Janeiro no dia 23 de dezembro de 1945 em busca de missões ou outro trabalho de

característica missionária. Hospedaram-se com os Padres Missionários da Salette (Catumbi), cujo Superior era Norte-Americano, Pe. Amos Francis Connor. Foram ter com o Sr. Em. Cardeal James de Barros Câmara, que os recebeu gentilmente e ofereceu uma nova Paróquia no Bairro do Rio Comprido. Aceitaram. Encontraram o terreno dos Carusos com um prédio espaçoso na Rua Caetano Martins, 42, o que serviria muito bem aos fins da Paróquia. Custou Cr$ 750.000,00. O Conselho aprovou. Também foi decidido comprar a casa vizinha, número 48. Os Padres regressaram aos EUA deixando o Pe. Connor para fazer os negócios. Constituiu-se a Associação Franciscanos Menores Conventuais para fazer os negócios.

No dia 05 de setembro de 1946, Pe. Daniel, com 74 anos de idade, voltou ao Brasil com mais três frades para tomar posse e começar os trabalhos. Hospedaram-se com os Padres da Salette até os moradores deixarem a casa, o que sucedeu no dia 05 de janeiro de 1947. Os três padres foram: Pe. André, professor e bibliotecário no Seminário maior, com 37 anos; Pe. Bernardinho, Coadjutor da Paróquia Santa Maria em Montreal Canadá, com 33 anos e Pe. Herman Siebert, com 27 anos, professor no Ginásio Trenton. Os três eram norte-americanos da Província da Imaculada Conceição que tinha 184 padres e 50 clérigos professores. A Ordem dos Frades Menores Conventuais tem mais três Províncias nos EUA.

DOCUMENTAÇÃO DA CRIAÇÃO DA PARÓQUIA:

Dom Jaime de Barros Câmara

Cardeal Presbítero da Santa Igreja Romana

Do Título dos S.S. Bonifácio e Aldeias

Por Mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro.

"Aos que este Nosso Decreto virem, saudações Paz e benção em o Senhor.

Fazemos saber que em Decreto assinado a 01 de janeiro de 1945, depois de observadas todas as prescrições exigidas pelo Código do Direito Canônico, criamos 25 Paróquias Amovíveis e entre elas a de São Francisco de Assis da Estrela. Apresentando-se agora a oportunidade, havemos por bem instalar, como de fato pelo presente Nosso Decreto instalamos a nova Paróquia Amovível de São Francisco de Assis da Estrela."

© 2017 by Paróquia São Francisco de Assis. all rights preserved. PASCOM.

Rua Caetano Martins, 42 - Rio Comprido - Rio de Janeiro / RJ

website builder. Create your website today.